[Manejo Integrado de Pragas] Traça das crucíferas
Lista de culturas: Couve-flor, Brócolis, Repolho, Couve
Manejos, receitas e dicas para controlar a traça das crucíferas
A traça das crucíferas (Plutella xylostella) é uma praga comum em diversas lavouras de brassicas no mundo. Sua multiplicação descontrolada provoca danos e perdas severas em plantações de couve, brócolis, couve-flor e repolho.
Para o manejo da traça é muito importante a adoção de medidas culturais e uma combinação de tratamentos biológicos e naturais.
Controle cultural:
-No plantio, selecione mudas sadias, vigorosas e isentas de pragas;
-Dê preferencia às cultivares de ciclo curto;
-Plante sempre na época de plantio da sua região;
-Dê preferencia ao consorcio de culturas. Hortelã, tomilho e alecrim repelem a praga e podem ser uma ótima opção de consorciação.
-Faça rotação de culturas com plantas não hospedeiras, esta medida ajuda e muito!
-Use e abuse de técnicas que mantenham a sua lavoura forte e vigorosa, analise seu solo, aumente o número de espécies de plantas em seu canteiro, ajuste a irrigação e utilize palhadas como cobertura do solo.
Controle biológico:
Uma vez que você aumenta o número de espécies no seu canteiro, você tabém aumenta o número de insetos amigos, ou seja, de predadores naturais de pragas. Dentre as plantas atrativas de insetos predadores, podemos citar o girassol. Ela planta, além de deixar a sua lavoura ainda mais bonita, atrai as joaninhas, que se alimentam da lagarta.
Inseticidas biológicos:
Produtos à base de Bacillus thuringiensis colaboram com a redução da incidência da traça das lavouras. Além disso, a liberação da vespinha Trichogramma sp. também ajudam no controle da praga.
Se você é um produtor orgânico certificado, nunca esqueça de perguntar para a sua certificadora a cerca da leberação do uso destes produtos no seu local de produção.
Produtos alternativos:
-Solução de sabão e alho. Se você for produtor orgânico, utilize alho orgânico para produzir a calda.
-Óleo de neem.
Quer mais informações? Confira o comunicado ténico da EMBRAPA. Obs. Nem todas as recomendações deste material da EMBRAPA são para o cultivo orgânico.
https://ainfo.cnptia.embrapa.br
Já utilizou alguma destas medidas de controle? Tem alguma dica ou informação valiosa para compartilhar? Deixe seu comentário! O ManejeBem é uma plataforma colaborativa, um espaço para agricultores e Técnicos trocarem experiências sobre o cultivo orgânico. Participe!