[Controle Quimíco] Pasta Bordalesa no controle da Gomose do Citros - P. parasitica e P. citrophthora

Lista de culturas: Citrus

Aprenda a controlar a Gomose do Citros

 


Para o controle químico da Gomose (P. parasitica e P. citrophthora), remova as partes apodrecidas da planta e pincele os troncos, ramos principais e forquilhas com uma pasta cúprica. 


 


Preparo da pasta cúprica


Ingredientes: 


• 1 kg de sulfato de cobre;


• 1 kg de cal virgem;


• 10 litros de água.


 


a) Colocar o sulfato de cobre (1 kg) dentro de um saquinho de pano de 4 a 24 horas antes do início do preparo. Amarrar o saquinho na ponta de uma vara e mergulhar em +ou - 2 litros de água fria ou morna.


b) Colocar a cal virgem (1 kg) em 2 litros de água, misturar bem. Cuidado para não queimar a pele com o aquecimento resultante da reação da cal com a água. Antes de misturar os ingredientes, coar o leite de cal em um pano.


Ao misturar os ingredientes, derramar lentamente o sulfato de cobre (2 litros) sobre o leite de cal (2 litros). Não inverter esta ordem e lembrar sempre de pintar o branco com azul. Utilizar uma colher de madeira para misturar o sulfato, a cal e o restante da água (+ou- 6 litros). Verificar a acidez da calda bordalesa (deve estar neutra ou ligeiramente alcalina).


 


Cuidados:


Usar luvas de borracha e camisa de manga comprida quando for manusear a pasta bordalesa. Evitar o contato da calda com a pele e os olhos. Utilizar a pasta bordalesa logo após o preparo ou em até 3 dias.


 


Como aplicar:


Como forma preventiva, duas vezes por ano pincele o tronco desde a forquilha até o coleto da planta com a pasta bordalesa, antes do início da estação chuvosa. Quando for realizado a poda e a retirada da área afetada, também realize a aplicação da pasta. 


 


Atenção:


A legislação orgânica permite utilizar a quantidade máxima de 6 kg de cobre/ha/ano.


Produtores orgânicos certificados devem consultar a OCS ou OAC, caso não estiver previsto o uso do sulfato de cobre no plano de manejo orgânico da propriedade para o controle pretendido.


 


Referências:


MEIRA, A. L.; LEITE, C. D. MOREIRA, V. R. R. APLICAÇÃO DE CALDA BORDALESA EM FRUTÍFERAS. Fichas Agroecológicas: Tecnologias apropriadas para Agricultura Orgânica. MAPA, Sanidade Vegetal 2. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/2-aplicacao-de-calda-bordalesa-em-frutiferas.pdf


SANTOS FILHO,H,P.; OLIVEIRA, A.A.R.; HADDAD, F. Controle alternativo das doenças dos citros. – Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura BA, 2016. 


https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Citros/CitrosNordeste/doencas.htm

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5