[Controle Químico Alternativo] Prevenção de Doenças e Pragas após a Poda e Escovação de Frutíferas

Lista de culturas: Manga, Maçã, Pêssego, Goiaba, Pera, Uva

Pasta Bordalesa na Prevenção de Doenças e Pragas após a Poda e Escovação de Frutíferas

Resumo:
A pasta bordalesa é utilizada para prevenir o aparecimento de doenças e pragas. É aplicada em cortes ou em ferimentos no caule e nos ramos das frutíferas. Atua na proteção das plantas após a poda de espécies frutíferas, como macieiras, goiabeiras, pereiras, pessegueiros, videiras, mangueiras, etc. Além disso, a pasta bordalesa pode ser aplicada após a retirada (escovação) de líquens, algas, musgos e fungos que se desenvolvem nos troncos das frutíferas.

Ingredientes:
1 kg de sulfato de cobre
2 kg de cal virgem
10 litros de água

Preparo da pasta bordalesa:
Utilizar dois recipientes, um para o preparo do sulfato de cobre (a) e outro para o leite de cal (b).
a) Colocar o sulfato de cobre (1Kg) dentro de um saquinho de pano de 4 a 24 horas antes do início do preparo. Amarrar o saquinho na ponta de uma vara e mergulhar em +ou - 5 litros de água fria ou morna.
b) Colocar 2 kg da cal em 2 litros de água, misturar bem e ter cuidado para não queimar a pele com o aquecimento resultante da reação da cal com a água. Antes de misturar os ingredientes, coar o leite de cal em um pano.
Ao misturar os ingredientes, derramar lentamente o sulfato de cobre (5 litros) sobre o leite de cal (2 litros). Não inverter esta ordem e lembrar sempre de pintar o branco com azul. Utilizar uma colher de madeira para misturar o sulfato, a cal e o restante da água (+ou- 3 litros) até formar a pasta bordalesa.

Cuidados:
Usar luvas de borracha e camisa de manga comprida quando for manusear a pasta bordalesa. Evitar o contato da calda com a pele e os olhos. Utilizar a pasta bordalesa logo após o preparo.

Como aplicar:
Utilizar um pincel para aplicar a pasta bordalesa nos trocos e ramos das frutíferas.

Atenção:
A legislação orgânica permite utilizar a quantidade máxima de 6 kg de cobre/ha/ano.
Produtores orgânicos certificados devem consultar a OCS ou OAC, caso não estiver previsto o uso do sulfato de cobre no plano de manejo orgânico da propriedade para o controle pretendido.

Fonte: MEIRA, A. L.; LEITE, C. D; MOREIRA, V. R. R.
PASTA BORDALESA. Fichas Agroecológicas: Tecnologias apropriadas para Agricultura Orgânica. MAPA, Sanidade Vegetal 4. Disponível em:
http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/4-pasta-bordalesa.pdf

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5