[Controle Alternativo] - Fungos veiculados pelo solo - Bokashi
Lista de culturas: Batata, Alho, Abóbora, Tomate, Pimentão, Cebola, Feijão, Alface, Feijão-vagem, Cenoura, Pepino, Abobrinha
Bokashi
A preparação deve ser dividida em 3 etapas.
1º Etapa (Mistura e Fermentação)
Ingredientes:
5kg de folhas em decomposição de mata virgem nativa; 5 kg de farelo de arroz ou trigo; 5 kg de pó de rocha peneirado;1 kg de fosfato natural; 3 L de melado ou 3 kg de açúcar mascavo diluído em 3 L de água não clorada; 3 L de leite cru (não utilize o leite de caixinha).
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma bombona. A mistura deve ficar úmida, porém não encharcada. Após o procedimento de mistura, compacte bem o material no fundo da bombona. Coloque um plástico sobre o compactado e, por cima deste plástico, acrescente uma camada de terra ou areia (aproximadamente 10 cm). Deixe fermentar por 30 dias.
2º Etapa (Fermentação líquida)
Ingredientes:
5kg do fermento da primeira etapa; 5kg de farelo de arroz ou trigo; 5kg de pó de rocha peneirado; 5L de melado ou açúcar mascavo; 5L de leite cru.
Modo de preparo:
Transfira 5 kg do material da primeira etapa para uma bombona de 200 L. Em seguida, misture todos os demais ingredientes citados acima. Nesta mesma bombona, acrescente água morna (não clorada) até a boca (deixe aproximadamente 3 dedos vazio). Misture bem todo o material, feche o recipiente com uma tampa e deixe fermentar por 15 dias. Instale uma torneira na altura da bombona (na parte superior sem o líquido da mistura). Nesta torneira, acople uma mangueira, que deve ficar em um balde com água. O objetivo dessa válvula de escape é permitir a saída dos gases e evitar a entrada de ar. Depois de pronto, esse líquido pode ser usado na pulverização dos vegetais e sobre o solo.
3º Etapa (Preparação do composto)
Ingredientes:
50kg de farelo de trigo ou de arroz; 35kg de torta de soja (ou farelo) – pode ser parte de amendoim e parte de soja; 15kg de resíduos de varrição de pátio (folhas, flores secas, cascas, etc.) triturados; 3kg de farinha de osso ou de peixe;1,5kg de fosfato natural; 1,5kg de pó de rocha; 3kg de açúcar mascavo dissolvido em 5L de água.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes citados anteriormente sobre um plástico. Misture tudo e depois acrescente aos poucos 30 L do bokashi líquido feito na segunda etapa. É importante deixar a mistura bem úmida (mas não encharcada), por isso, se necessário coloque um pouco mais ou um pouco menos do bokashi líquido. Misture bem, espalhe o composto sobre o plástico (de modo que o mesmo fique com uma altura de 20 a 30cm) e, posteriormente, cubra com sacos de ráfia. Revire a mistura todos os dias, uma vez por dia, sempre no mesmo horário. A partir do terceiro dia, não é mais preciso cobrir o canteiro com os sacos. A receita rende cerca de 110kg de composto.
Aplicação:
Utilize o bokashi como adubo, o mesmo aumentará os microrganismos benéficos do seu solo ou substrato e permitirá o combate contra doenças veiculadas pelo solo.
Precauções:
Para a 1ª Etapa utilize folhas em decomposição de mata virgem nativa que possuem uma camada branca sobre o material vegetal em decomposição. Esse crescimento esbranquiçado são os microrganismos.
O bokashi deve ser armazenado em recipiente fechado para evitar a umidade" Se você é agricultor orgânico certificado, antes de aplicar qualquer tipo de calda, extrato ou produto, consulte a sua certificadora.
Observações:
Se você é agricultor orgânico certificado, antes de aplicar qualquer tipo de calda, extrato, adubo ou produto, consulte a sua certificadora.
Você quer saber um pouco mais sobre o bocashi? Leia o material disponibilizado pela EPAGRI
http://docweb.epagri.sc.gov.br/website_epagri/RAC94_Ago-2015.pdf
Referência:
Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.28, n.2, ago.2015/dez.2015