Praga - Lagarta-mede-palmo - Trichoplusia ni
Destruição das folhagens, permanecendo apenas as nervuras. Planta com desenvolvimento prejudicado ou nanismo, baixa produtividade e muitas vezes chega a morrer.
Continuar lendo...Inseto sugador que provocam murchamento nas folhas em época de seca. Sintomas de mosaico de cor verde claro sobre um fundo verde escuro. Folhas encarquilhadas e enroladas, com manchas marrom-amareladas. Secretam melada que favorece o desenvolvimento de fumagina sobre folhas, espigas e outras partes da planta. Podem trasmitir viroses como o vírus do mosaico comum, causada por “potyvirus”.
Continuar lendo...O sintoma mais característico são buracos com bordas irregulares nos grãos. Tanto larvas como os adultos são prejudiciais e atacam grãos inteiros. Perfuram a casca e provocam depressões na polpa, construindo galerias. As lesões nas cascas propiciam infecção por patógenos oportunistas. No geral observa-se redução do peso e na qualidade do grão.
Continuar lendo...A princípio não apresenta sintomas visíveis no grão. As larvas penetram no grão e alimentam-se do interior deles. Durante a pupação a larva constrói uma câmara rente ao revestimento da semente, formando uma área translúcida. É uma praga que ataca grãos inteiros, reduzindo o peso e a qualidade dos mesmos.
Continuar lendo...
As lagartas alimentam-se principalmente de folhas. Causam desfolha, deixando apenas a nervura central. A praga também pode atacar panículas e sementes. Geralmente, o foco dos danos são em áreas restritas, mas que tendem a se expandir.
Continuar lendo...
Estes insetos provocam danos intensos nas folhas, fazendo vários furos com halos amarelados. Além disto, as plantas podem apresentar deformação. Esta deformação, por sua vez, pode leva-las a morte e/ou a intensos perfilhamentos improdutivos.
Continuar lendo...