Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
Os danos são causados pelas larvas, que formam minas nas folhas e se alimentam no interior destas. Formam minas transparentes também nos caules e galerias nos frutos. Provoca queda na capacidade de produção da planta e redução da qualidade dos frutos atacados. Secamento e destruição das folhas até a morte da planta. Ataca toda a planta em qualquer estágio de desenvolvimento.
As lagartas alimentam-se principalmente de folhas. Causam desfolha, deixando apenas a nervura central. A praga também pode atacar panículas e sementes. Geralmente, o foco dos danos são em áreas restritas, mas que tendem a se expandir.
As lagartas se alimentam das folhas, provocando desfolha intensa em ataques muito severos.
Devido a grande sucção de seiva, pode comprometer o desenvolvimento da planta e diminuição na produção.
Para o controle da cochonilha, além de efetuar o manejo cultural, você pode aplicar uma calda de arruda. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
As lagartas atacam as folhas, destruindo o limbo foliar. Quando jovens raspando-as as folhas ocasionando pequenas manchas claras; à medida que crescem, destroem completamente as folhas, podendo danificar até as hastes mais finas. Redução da produtividade.
As larvas mais novas formam galerias nas folhas (dano típico de um minador) até as mesmas começarem a secar. Podem atacar o caule. Nos tubérculos fazem galerias, provocando seca e destruição total.
Perfuram os tecidos da planta, onde formam manchas marrons ou enegrecidas. Queda prematura dos frutos e flores. Frutos deformados. Manchas nos grãos e sementes atrofiadas. Injetam toxinas que causam o chochamento dos grãos. Com o furo nas vagens, favorece a instalação de bactérias e fungos que reduzem a qualidade das sementes. Redução da produtividade da planta.
Estes insetos ficam na parte de trás das folhas, sendo que o local de ataque apresenta coloração esbranquiçada. Porém, com o passar do tempo, as áreas afetadas ficam secas e negras. O ataque da praa enfraquece as plantas, favorecendo ao ataque de doenças.
A larva se alimenta das raízes, provocando sintomas de deficiencia nutricional e redução da sustentação das plantas. O ataque provoca o acamamento das plantas em situações de ventos e chuvas fortes. Os adultos alimentam-se das folhas e podem transmitir viroses.
A formiga provocam cortes das folhas e pode provocar a desfolha completa da planta em pouco tempo.