Doença - Amarelão, Podridão das raízes - Pythium ultimum
Causa podridão das raízes e nos sstágios avançados ocasiona o tombamento das plantas. Folhas com sintoma de murcha, seca, amarelecimento e tamanho reduzido.
Continuar lendo...As larvas desse inseto alimentam-se de fungos, algas e matéria orgânica em decomposição, vivendo em ambientes úmidos e escuros. Quando se estabelecem, as larvas passam a alimentar-se das raízes das plantas, com túneis nas raízes mais grossas, provocando morte das plantas em casos de infestações pesadas. Além disso, danos indiretos às plantas também podem ser ocasionados com as larvas e adultos atuando como vetores de fungos fitopatogênicos dos gêneros Pythium, Botrytis, Verticillium, Fusarium, Thielaviopsis, Cylindrocladium e Sclerotinia.
Continuar lendo...A lagarta pode ser encontrada enterrada próximo à plântulas e pode cortá-la junto à base. Abre galerias e causa perfilhamento excessivo em algumas espécies vegetais. Os danos favorecem o tombamento, bem como o aparecimento de estrias nas folhas, sintoma denominado de coração morto.
Para controlar a lagarta rosca, além de efetuar práticas culturais, você pode aplicar uma calda de fumo orgânico sobre as plantas. Assista o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
Ocasiona danos nas folhas, caules e frutos que apresentam aspecto oleoso e coloração ferruginosa e aparência oleosa. Folhas pode secar e cair e caules ficam com a coloração bronzeada. Também causam deformações e má formação dos frutos, descoloração da superfície e aparecimento de rachaduras.
Continuar lendo...Inseto sugador que provocam murchamento nas folhas em época de seca. Sintomas de mosaico de cor verde claro sobre um fundo verde escuro. Folhas encarquilhadas e enroladas, com manchas marrom-amareladas. Secretam melada que favorece o desenvolvimento de fumagina sobre folhas, espigas e outras partes da planta. Podem trasmitir viroses como o vírus do mosaico comum, causada por “potyvirus”.
Continuar lendo...