Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
O sintoma principal ocorre nas espigas que tormam-se mais arredondadas. Nas espigas é possível encontrar estruturas do fungo que formam uma massa negra com aspecto pulvurulento. Também é possível visualizar dentro da espiga filamentos enegrecidos. É comum aparecer sintomas nas espigas em pendões aparentemente sadios. O desenvolvimento da planta fica comprometido e a produção é totalmente afetada.
O fungo pode afetar toda a parte aérea da planta. Em geral forma lesões iniciais ovais que aumentam de tamanho, no entanto são limitadas pela nervura. Manchas de coloração palha alongadas paralelas às nervuras com margens castanhas, forma e tamanho variáveis. Pode apresentar halo amarelado em torno das manchas.
Manchas arredondadas e ovais de coloração palha formando anéis com um centro comum. Outra raça destes mesmo fungo causa manchas estreitas e alongadas de cor castanho claro.
Formação de pústulas que ocorrem em toda a planta principalmente nas folhas. A pústula tem forma alongada e coloração que varia de castanho claro a escuro com amarelecimento em torno. Estas pústulas podem estourar e formar grandes áreas mortas nas folhas com bordas de coloração arroxeada.
Forma elevações contendo o fungo (pústulas) de coloração que varia de amarelo a dourado. Estas elevações são circulares e pequenas. Com o avanço da doenças as pústulas tornam-se marrons e podem ocorrer na face superior das folhas e bainha foliar, nas brácteas das espigas e, em condições de alta severidade, no pendão Em cultivares suscetíveis, é comum a ocorrência de morte prematura em virtude da destruição foliar.
Formam-se estruturas similares a galhas que podem estar presentes em toda a parte aérea da planta. Inicialmente de coloração branca, as galhas vão escurecendo e rompem-se liberando estruturas do fungo.
Inicialmente as lesões são observadas nas folhas inferiores. O principal sintoma são manchas paralelas a nervura central, possuem de coloração cinza. As manchas são predominantemente retangulares, com o passar do tempo podem tomar toda a folha e ocasionar sua morte.
Nas folhas causa lesões de formato oval e coloração marrom escura. Um halo amarelado circunda a área doente das folhas. Na nervura principal causa lesões de coloração marrom avermelhada de formato alongado que resultam numa necrose foliar em formato de “V” invertido. No colmo há lesões estreitas, encharcadas, inicialmente de coloração pardo-avermelhada, passando a marrom escura ou preta com o decorrer do tempo.