Praga - Lagarta - Helicoverpa armigera
Causa danos em flores, folhas, gemas, fruto/vagens. A lagarta alimentam-se da planta em vários estágios de desenvolvimento.
Continuar lendo...Tanto adulto como larvas danificam grãos inteiros armazenados, na região do embrião. Atacam quase todos os grãos, farinhas, farelos, rações, pão seco, frutos secos, etc. É importante em depósitos rústicos, onde se estabelece por muito tempo, podendo atacar até sacaria e madeira.
Continuar lendo...Os insetos causam danos devido a alimentação, mas o pior prejuízo está relacionado com a contaminação dos produtos. Atacam todos os tipos de cereiais moídos, como farelo, rações, farinhas, fubá e grãos quebrados, defeituosos ou já atacados por outras pragas. Os besouros emitem um odor desagradável e propiciam o surgimento de mofo.
Continuar lendo...Inseto sugador que provocam murchamento nas folhas em época de seca. Sintomas de mosaico de cor verde claro sobre um fundo verde escuro. Folhas encarquilhadas e enroladas, com manchas marrom-amareladas. Secretam melada que favorece o desenvolvimento de fumagina sobre folhas, espigas e outras partes da planta. Podem trasmitir viroses como o vírus do mosaico comum, causada por “potyvirus”.
Continuar lendo...O sintoma mais característico são buracos com bordas irregulares nos grãos. Tanto larvas como os adultos são prejudiciais e atacam grãos inteiros. Perfuram a casca e provocam depressões na polpa, construindo galerias. As lesões nas cascas propiciam infecção por patógenos oportunistas. No geral observa-se redução do peso e na qualidade do grão.
Continuar lendo...A princípio não apresenta sintomas visíveis no grão. As larvas penetram no grão e alimentam-se do interior deles. Durante a pupação a larva constrói uma câmara rente ao revestimento da semente, formando uma área translúcida. É uma praga que ataca grãos inteiros, reduzindo o peso e a qualidade dos mesmos.
Continuar lendo...