Praga - Lagarta das Palmeiras - Brassolis sophorae
O principal sintoma é a desfolha. Além disso, depreciam o produto devido à presença de seu excremento nas plantas.
Continuar lendo...Esta espécie de cumpim provoca danos nos toletes logo após o plantio. Provoca a destruição das gemas, redução dos tecidos de reserva e prejuízos nas raízes emitidas na região do nó. Quando os cupins penetram nos colmos, provoca o secamento da planta.
Continuar lendo...As larvas novas raspam a face inferior das folhas e podem causar minas nas folhas. As larvas se alimenta de toda a folha. Hastes, inflorescências e pontos de crescimento e frutos também podem ser atacados. Em cabeças de repolho, provoca furos. Tornam as folhas impróprias para o consumo.
Para o controle da praga, além de realizar os manejos culturais, você pode aplicar uma calda alternativa. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
Perfuram os tecidos da planta, onde formam manchas marrons ou enegrecidas. Queda prematura dos frutos e flores. Frutos deformados. Manchas nos grãos e sementes atrofiadas. Injetam toxinas que causam o chochamento dos grãos. Com o furo nas vagens, favorece a instalação de bactérias e fungos que reduzem a qualidade das sementes. Redução da produtividade da planta.
Continuar lendo...A lagarta alimenta-se inicialmente da epiderme da folha, danificando a cultura das bordas para o centro. Após o período larval (cerca de 20 dias), tece o casulo na própria folha que atacou, transformando-se em seguida em pupa e permanecendo nesse período cerca de dez dias.
O inseto geralmente se alimenta da folha, destruindo-a completamente, com exceção da nervura central. É interessante observar que esse inseto não se alimenta dentro do cartucho da planta, como o faz a S. frugiperda.
Continuar lendo...