Doenças da mandioca- Nematóide-das-lesões
O nematóide ao entrar nas raízes da planta criam cavidades, as quais favorecem a necrose das áreas afetadas. As raízes atacadas apresentam inúmeras lesões de coloração marrom.
Continuar lendo...As plantas infectadas apresentam nanismo. Nas extremidades dos ramos atacados, pode-se observar clorose, murcha e seca. As raízes infectadas apresentam coloração marrom, com aspecto amolecido e, geralmente, liberam líquido de forte odor. Posteriormente, a raiz apodrece, desintegrando-se no solo, levando a planta à morte.
Continuar lendo...
Estas espécies de nematóides penetram nas raízes da mandioca e provocam a multiplicação e formação de células gigantes (galhas). Devido à esta problemática, as plantas tornam-se amareladas e com nanismo. Quando a infestação é severa, as folhas murcham nos períodos mais quentes do dia. Os sintomas ocorrem em reboleira.
Continuar lendo...
A doença, ocorre na fase final do ciclo da planta e afeta principalmente as folhas mais velhas. Nos casos mais severos, pode causar desfolha na parte mais baixa da planta.
As lesões inicialmente são pequenas, arredondadas a angulares, de coloração amarelada a castanha. Posteriormente, elas atingem 0,5 a 1 cm de diâmetro, ficam com formato angular e coloração pardo-avermelhada, com bordos mais escuros e circundados por um estreito halo amarelado. Na parte de baixo da folha essas lesões possuem margens distintas e uma coloração cinzenta no centro.
Continuar lendo...
Os sintomas iniciam nas bordas das folhas com clorose e avançando até o centro delas. As folhas mais abaixo, na planta, apresentam clorose internerval marcante. Quando a deficiência é maior as margens foliares podem tornar-se necróticas e ocorre pequena redução na altura da planta.
Continuar lendo...