Pragas - Saúva-limão - Atta sexdens rubropilosa
A formiga provocam cortes das folhas e pode provocar a desfolha completa da planta em pouco tempo.
Continuar lendo...Esta praga afeta diversas espécies de frutíferas. A fêmea, primeiramente, faz um pequeno furo no fruto e coloca seus ovos. Pós o nascimento das larvas, ocorre a destruição da polpa. Além disso, os ferimentos provocados pelo inseto acabam favorescendo a entrada de fungos e bactérias.
Continuar lendo...Nos frutos o fungo ocasiona lesões circulares, deprimidas, marrom-claras nas bordas e na parte central estruturas de reprodução do fungo de coloração rosa ou laranja. A parte interna do fruto infectado se torna firme, com uma descoloração branco-acinzentada que progride para o marrom. Uma camada de proteção pode ser formada, permitindo que a parte afetada fique livre da superfície do fruto. À medida que ocorre o amadurecimento do fruto, outro tipo de infecção ocasiona no início lesões, pequenas, irregulares, marrons, superficiais ou deprimidas e com as margens encharcadas.
Continuar lendo...Nas folhas inicialmente é observada uma descoloração verde amarelada com contornos irregulares. Posteriormente estas áreas ficam cobertas por um pó fino esbranquiçado (crescimento do micélio do fungo). Com o progresso da doença, a folha atacada pode ficar amarelada, secar completamente e cair. O ataque em plantas jovens pode gerar danos relevantes.
Continuar lendo...Os sintomas nas plantas infectadas são o amarelecimento, mosaico, deformações e bolhas (com áreas elevadas de cor verde escuro contrastando com o restante da folha amarelado), machas alongadas de cor verde escuro ou de aparentemente oleosa na parte jovem da haste e nos pecíolo da folha, pecíolos reduzidos e curvados (irregular), frutos verdes com manchas em formato de anel e oleosas (mais evidentes a medida que o fruto amadurecem) e frutos maduros com a presença de anéis necrosados e esbranquiçados.
Continuar lendo...Na parte de baixo da folha, aparecem lesões pequenas circulares, com estruturas de reprodução do fungo na cor escura. Na parte superior são observadas lesões arredondadas, marrom-claras, amareladas no entorno. Nos frutos as lesões são circulares, salientes e apresentam centro esbranquiçado no estádio final. A presença deste fungo provoca o amarelecimento e a queda precoce das folhas, o atraso no crescimento e definhamento da planta.
Continuar lendo...Infecções nas raízes durante os três primeiros meses de vida da muda podem resultar em amarelecimento, desfolha e, ocasionalmente, morte da planta. O fungo é capaz de destruir parte do sistema raízes até que a planta torne-se resistente com a idade. Os sintomas de podridões no colo, encharcamento e presença de goma são observados em cultivos realizados em solos mal drenados. Após o ataque certas partes da planta são destruídas, mas os feixes vasculares ficam intactos. As condições do ambiente são determinantes para a sobrevivência da planta e as reduções na produção.
Continuar lendo...