Praga - Mosca branca - Bemisia tabaci
O principal sintoma da mosca branca está relacionado ao aparecimento de viroses. Este inseto é um vetor de virus e podem disseminar doenças vegetais pelo campo.
Continuar lendo...A lagarta alimenta-se inicialmente da epiderme da folha, danificando a cultura das bordas para o centro. Após o período larval (cerca de 20 dias), tece o casulo na própria folha que atacou, transformando-se em seguida em pupa e permanecendo nesse período cerca de dez dias.
O inseto geralmente se alimenta da folha, destruindo-a completamente, com exceção da nervura central. É interessante observar que esse inseto não se alimenta dentro do cartucho da planta, como o faz a S. frugiperda.
Continuar lendo...
Danos diretos na cultura por se alimentar da seiva, prejudicam o crescimento da planta, deformação de tecidos, necroses principalmente ao longo das nervuras e folhas encarquilhadas. Danos indiretos podem ocorrer devido à transmissão de viroses, como por exemplo o mosaico da cenoura (Carrot mosaic virus - CtMV), causando redução da produtividade das plantas infectadas.
Para auxiliar no manejo do pulgão, além das práticas culturais, você pode aplicar uma calda inseticida natural. Veja o vídeo a baixo e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
Causam danos às culturas ao alimentarem-se das raízes, tubérculos e parte aérea principalmente de plantas novas. Em plantas mas velhas, onde as raízes já são mais resistentes, os danos provocados pelo inseto são de menor intensidade. Os maiores estragos são verificados em solos arenosos e no período chuvoso.
Continuar lendo...Folhas raspadas e perfuradas, cartucho destruído e espigas danificadas. As mariposas são de coloração cinza-escura e têm o hábito de realizar as posturas nas folhas. As larvas alimentam-se das folhas, e cortam os colmos (caules) rente ao solo.
Continuar lendo...A doença pode ocorrer tanto em plântulas como em plantas adultas. É um fungo que vive no solo, portanto ataca as raízes, ocasionando lesões nesta região. Com o desenvolvimento da doença, ocorre a destruição do sistema radicular, o estreitamento da base do vegetal e, consequentemente, o tombamento dos hospedeiros. Além disso, a doença pode provocar deformação e descolocarão dos caules, necrose do tecido vascular e pigmentação purpura, amarelecimento e podridão nas folhas.
Continuar lendo...