Praga - Saúva cabeça de vidro - Atta laevigata
As formigas provocam cortes das folhas e pode provocar a desfolha completa da planta em pouco tempo.
Continuar lendo...Inseto sugador que provocam murchamento nas folhas em época de seca. Sintomas de mosaico de cor verde claro sobre um fundo verde escuro. Folhas encarquilhadas e enroladas, com manchas marrom-amareladas. Secretam melada que favorece o desenvolvimento de fumagina sobre folhas, espigas e outras partes da planta. Podem trasmitir viroses como o vírus do mosaico comum, causada por “potyvirus”.
Continuar lendo...A larva se alimenta das raízes, provocando sintomas de deficiencia nutricional e redução da sustentação das plantas. O ataque provoca o acamamento das plantas em situações de ventos e chuvas fortes. Os adultos alimentam-se das folhas e podem transmitir viroses.
Continuar lendo...As plantas atacadas apresentam crescimento reduzido com as folhas superiores amareladas, as quais tornam-se murchas no horário mais quente do dia. Esse patógeno ainda produz podridão mole acompanhada da formação de escleródios (grânulos) e abundante mofo branco. Os grânulos de Sclerotium rolfsii são de cor preta, pequenos e redondos, assemelhando-se a sementes de mostarda.
Continuar lendo...As plantas atacadas apresentam crescimento reduzido com as folhas superiores amareladas, as quais tornam-se murchas no horário mais quente do dia. Esse patógeno ainda produze podridão mole acompanhada da formação de escleródios (grânulos) e abundante mofo branco. Os grânulos de Sclerotinia sclerotiorum são de cor preta, irregulares, com até 1 cm de comprimento.
Continuar lendo...Os sintomas nas folhas aparecem entre 8 a 10 dias após a infecção. Estes se iniciam nas folhas e nos pecíolos como pequenas lesões necróticas de aspecto encharcado, quase sempre circundadas por halos amarelos. Com o tempo as lesões crescem, os tecidos atacados tornam-se marrom escuro a pretos.
Continuar lendo...