Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
A mariposo coloca seus ovos na parte de baixo das folhas durante a noite. As larvas se alimentam As larvas se alimentam e podem consumir até 100% das folhas se não controlada a tempo.
Os adultos se alimentam de folhas e frutos, causando redução da área fotossintética das folhas e perfurações nos frutos, danos que acarretam em redução da produção.
Ocasiona o enfraquecimento, amarelecimento e tombamento das plantas. Na fase larval, alimentam-se das raízes e na fase adulta danificam a base da planta.
Afeta semente ou grão, caule, ramos e órgãos subterrâneos. Prejudica a germinação de sementes devido aos danos causados pelas larvas. Alimenta-se das raízes, causando enfraquecimentos e a morte das plantas.
Folhas raspadas e perfuradas, cartucho destruído e espigas danificadas. As mariposas são de coloração cinza-escura e têm o hábito de realizar as posturas nas folhas. As larvas alimentam-se das folhas, e cortam os colmos (caules) rente ao solo.
Manchas verde intenso cercadas por áreas de verde mais claro ou amarelado. Sintomas são mais evidentes na base das folhas e nas lâminas foliares. Pode tornar as folhas avermelhadas e até provocar morte.
O principal sintoma é o aparecimento de lesões vermelhas na nervura central da folha. Com o desenvolvimento da doença as lesões ficam com o centro mais claro. O tamanho é variável, mas em folhas velhas pode atingir toda a extensão da nervura. As bainhas das folhas de cor palha ficam com superfície recoberta de pontuações negras, que correspondem a estruturas do fungo. Pode causar morte de gemas e redução na germinação. Na parte interna dos colmos causa uma podridão vermelha que dá nome a doença.
A planta apresenta o chicote, uma modificação do colmo que é induzida pelo fungo. O chicote pode ter tamanho variável e pode chegar a mais de 1m. Ao romper-se a película que recobre a estrutura é possível visualizar uma massa de coloração preta que corresponde ao fungo. Antes de emitirem o chicote, as plantas apresentam folha mais estreita e curta com manchas amareladas. Os colmos são mais finos e com manchas escuras. Algumas variedades podem apresentar galhas, proliferação de gemas e vassoura-de-bruxa.