Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
A broca do café ataca os frutos do cafeeiro em diferentes estagios, verdes, maduros, passas e secos ainda úmidos. As larvas causam destruição total ou parcial dos frutos. Queda prematura dos frutos perfurados. Perda de peso do café. Os ferimentos causados pela praga podem servir de porta de entrada para patógenos que prejudicam ainda mais a qualidade e quantidade.
A lagarta provoca grande desfolhamento devido ao número de indivíduos que pode ocorrer por planta (chegando a 150), e ao tamanho avantajado das lagartas que chegam a atingir 12 cm.
Causa danos em flores, folhas, gemas, fruto/vagens. A lagarta alimentam-se da planta em vários estágios de desenvolvimento.
Devido à grande sucção de seiva as plantas ficam definhadas, podendo chegar à morte quando ataques são muito severos. Manchas na folhagem. Perda de folhas. Diminuição da taxa de crescimento. Folhas apresentam formas anormais e podem vir a murchar. Presença de 'melada' que favorece o aparecimento de fumagina, fungo prejudicial à fotossíntese da planta.
O aglomerados de cochonilha dá a aparência de que a planta foi coberta de farinha. Devido a grande sucção de seiva as plantas perdem de vigor, apresentam deformação nas partes atacas, manchas amareladas nas folhas, desfolhamento e até mesmo a morte da planta. A secreção açucarada liberada pela praga favorece o aparecimento de fumagina, que reduz a taxa fotossintética.
Plantas definhadas e sem vigor devido a grande sucção de seiva. Produção de 'melada' que favorecem o aparecimento de fumagina, grandemente prejudicial à fotossíntese. Folhas cloróticas e distorcidas, ou murcha.
Extraem grande quantidade de seiva deixando as plantas debilitadas. Em ataques severos pode provocar a morte da planta. Favorecem o desenvolvimento de fumagina, o que dificulta a respiração e a fotossíntese das plantas. Frutos com pouca qualidade e dificilmente comercializáveis.
As larvas alimentam-se nas raízes (pêlos radiculares e raízes laterais). As raízes podem ficar atrofiadas e apresentar dificuldade em absorver água e nutrientes. As raízes ficam propensas a infecções fúngicas. A planta perde vigor e pode morrer em períodos de seca. Os adultos alimentam-se das folhas, brotos e flores. Nas folhas deixam as bordas serrilhadas com aparência áspera. Em ataques severos, sobra apenas a nervura central da folha.
Extraem uma grande quantidade de seiva, provocando o definhamento das plantas, que podem chegar à morte.
As lagartas causam danos nas folhagens, prejudicando o desenvolvimento da planta.