Olá! Queremos saber mais sobre você! Complete seu cadastro :)
Plantas definhadas e sem vigor devido a grande sucção de seiva. Produção de 'melada' que favorecem o aparecimento de fumagina, grandemente prejudicial à fotossíntese. Folhas cloróticas e distorcidas, ou murcha.
Extraem grande quantidade de seiva deixando as plantas debilitadas. Em ataques severos pode provocar a morte da planta. Favorecem o desenvolvimento de fumagina, o que dificulta a respiração e a fotossíntese das plantas. Frutos com pouca qualidade e dificilmente comercializáveis.
Perfuram os tecidos da planta, onde formam manchas marrons ou enegrecidas. Queda prematura dos frutos e flores. Frutos deformados. Manchas nos grãos e sementes atrofiadas. Injetam toxinas que causam o chochamento dos grãos. Com o furo nas vagens, favorece a instalação de bactérias e fungos que reduzem a qualidade das sementes. Redução da produtividade da planta.
Este ácaro é responsável pela transmissão da leprose do citros, plantas atacadas pelo ácaro, geralmente, apresentam sintomas da doença.
A formiga provocam cortes das folhas e pode provocar a desfolha completa da planta em pouco tempo.
Encarquilhamento das folhas e deformação dos bortos, prejudicando o desenvolvimento da planta.
Encarquilhamento das folhas e deformação dos brotos, provocando um atraso no desenvolvimento da planta.
Pode ocasionar manchas claras em folhas e vagens. Causa desfolha, murcha e morte de folhas. Além disso também causa manchas escuras e rachaduras em frutos.
Esta praga afeta diversas espécies de frutíferas. A fêmea, primeiramente, faz um pequeno furo no fruto e coloca seus ovos. Pós o nascimento das larvas, ocorre a destruição da polpa. Além disso, os ferimentos provocados pelo inseto acabam favorescendo a entrada de fungos e bactérias.
Os danos são causados pelas larvas e pelos adultos que abrem galerias nos fardos contendo os grãos/sementes/farinha armazenados.