Vírus do mosaico do pepino
Nas folhas das plantas infectadas são vistas áreas em forma de mosaico na coloração verde-escuras, verde-claras e amareladas. Quando ocorrem quedas de temperatura podem aparecer necroses na folha velha.
Continuar lendo...Ocorre em folhas novas da bananeira, que tornam-se cloróticas, posteriormente surgem pontos necróticos de cor acastanhada a partir do topo da folha. Na parte inferior da folha surgem deformações e as margens se rasgam, com posterior enrolamento.
O fruto apresenta rachadura quando amadurece, que expõe a polpa causando podridão
Continuar lendo...Larvas e adultos alimentam-se da seiva da casca dos frutos, se alojam na inflorescência da bananeira, entre as brácteas que envolvem o coração e os frutos. O adulto realiza a ovoposição na casca dos frutos jovens, inicialmente aparecem pequenas manchas enegrecidas ou vermelho-esbranquiçadas. Os frutos novos não apresentam evidentes sinais de ataque, ficando aparente em frutos com mais de 30 dias, que apresentam manchas de coloração marrom, que parece uma ferrugem. Em altas infestações, estas manchas podem rachar.
Continuar lendo...
Folhas mais velhas apresentam os sintomas, que são amarelecimento no meio da folha, na linha central e bordas seguido por manchas necróticas.Os pecíolos podem apresentar cor roxa azulada, conhecida por ‘azul da bananeira’. O cacho fica pequeno e deformado, com maturação irregular, polpa da fruta mole, viscosa e de sabor desagradável, apodrecimento rápido do fruto.
Continuar lendo...