Praga - Saúva cabeça de vidro - Atta laevigata
As formigas provocam cortes das folhas e pode provocar a desfolha completa da planta em pouco tempo.
Continuar lendo...A praga se alimenta da seiva das plantas, provocando o dobramento dos bordos para cima e a descoloração esbranquiçada. Ataque nas inflorescências provoca descoloração avermelhada e pode resultar em esterilidade das espiguetas. O desenvolvimento da população da praga evolui conforme o crescimento das plantas, atingindo seu pico no florescimento.
Continuar lendo...São borboletas de tamanho e cor vairáveis (coloração que varia do branco, amarelo claro até alarnajado escuro), com os bordos das asas escurecidos e com uma mancha na célula central. As lagartas destroem as partes verde da planta (folhas - consomem as áreas entre as nervuras, flores e hastes finas de alfafa).
Continuar lendo...As larvas novas raspam a face inferior das folhas e podem causar minas nas folhas. As larvas se alimenta de toda a folha. Hastes, inflorescências e pontos de crescimento e frutos também podem ser atacados. Em cabeças de repolho, provoca furos. Tornam as folhas impróprias para o consumo.
Para o controle da praga, além de realizar os manejos culturais, você pode aplicar uma calda alternativa. Veja o vídeo a seguir e aprenda a preparar. Clique AQUI para acessar a receita completa.
Continuar lendo...
A lagarta alimenta-se inicialmente da epiderme da folha, danificando a cultura das bordas para o centro. Após o período larval (cerca de 20 dias), tece o casulo na própria folha que atacou, transformando-se em seguida em pupa e permanecendo nesse período cerca de dez dias.
O inseto geralmente se alimenta da folha, destruindo-a completamente, com exceção da nervura central. É interessante observar que esse inseto não se alimenta dentro do cartucho da planta, como o faz a S. frugiperda.
Continuar lendo...
Folhas raspadas e perfuradas, cartucho destruído e espigas danificadas. As mariposas são de coloração cinza-escura e têm o hábito de realizar as posturas nas folhas. As larvas alimentam-se das folhas, e cortam os colmos (caules) rente ao solo.
Continuar lendo...A praga mandarová é desfolhadora e cerca de 70 a 80% dos danos acontecem nos últimos 5 dias de vida da lagarta. Cada lagarta consome até 13 folhas por dia, mas depende do tamanho e da qualidade nutricional das folhas. Os ovos (de 400 a 800 unidades por fêmea) são depositados de forma isolada na face superior da folha pela fase adulta o inseto (mariposa). No início, o ovo apresenta coloração verde claro (após a postura), evolui para tom escuro (próximo a eclosão) e torna-se transparente (depois da saída da lagarta). Após o desenvolvimento completo, a lagarta desce ao solo para se transformar em pupa.
Continuar lendo...