Praga - Pulgão-das-inflorescências - Aphis gossypii
Encarquilhamento das folhas e deformação dos bortos, prejudicando o desenvolvimento da planta.
Continuar lendo...Podem ocasionar redução na fertilidade e peso de grãos, e acarretar falhas nas espigas. Nos frutos causam sintoma de broca e podem destruir mudas, ocasionar buracos na nervura central e orifícios nas extremidades de flores.
Continuar lendo...O ataque ocorre em reboleira, preferencialmente em folhas novas não havendo presença de teias. Pode causar escurecimento das folhas e posteriormente causa o enrolamento das bordas para baixo.
Esse ácaro danifica as folhas e brotações novas provocando a paralisação do crescimento e atrofia dos ramos. Em frutos, o ataque desse ácaro causa rasgaduras, deformação e queda.
Continuar lendo...
Os sintomas iniciais aparecem como pequenas manchas amareladas e encharcadas. Com o desenvolvimento da doença, as manchas passam a ficar com uma coloração marrom e necrosadas. Se observarmos as manchas de perto, é possível perceber a formação de pequenos anéis um dentro do outro. Além disso, ao redor destes “anéis” pode-se verificar a formação de um halo amarelado.
Nos casos mais severos, a mancha necrosada pode cair e, desta forma, a planta pode apresentar perfurações por toda a área foliar. Na parte inferior das folhas do tecido necrosado ocorre intensa esporulação do fungo. Isto significa que, na parte de trás das manchas pode-se observar o crescimento do microrganismo. No estágio final da doença, as folhas podem ficar completamente necrosadas e cair.
Continuar lendo...
As plantas afetadas apresentam crescimento irregular e os sintomas se manifestam em reboleira. As plantas infectadas murcham facilmente, respondem mal à adubação e crescem lentamente. Além disso, a planta infectada pode apresentar folhas amareladas, raízes pouco desenvolvidas e a presença de muitas raízes laterais e galhas.
Continuar lendo...As folhas apresentam manchas amareladas entre as partes sadias da planta, lembrando o formato de um mosaico. Além disso, ficam retorcidas, enrugadas e com tamanho reduzido. Os frutos apresentam sintomas semelhantes, ou seja, com deformações, manchas amareladas, tamanho reduzido e presença de verrugas.
Continuar lendo...Inicialmente, nas folhas mais novas são observadas manchas verde claro (cloróticas) entre as nervuras. Com o desenvolvimento da doença, as manchas de coloração clara ficam evidentes e o sintoma em forma de mosaico pode ser verificado. Aparecimento de bolhosidades e deformação foliar também são características comuns da doença. Há severa redução no desenvolvimento da planta e na produção de frutos. Estes podem ser malformados e apresentar rachaduras.
Continuar lendo...