Nematoide-espiralado
É um ectoparasita do sistema radicular, que causa redução do crescimento dela. Pode causar morte das hastes e da planta inteira.
Continuar lendo...
Os adultos fazem a postura nos frutos. As larvas penetram no fruto e alimentam-se do seu interior, podendo destruí-lo completamente. Além da destruição de tecidos dos frutos, o ataque da praga causa perda da qualidade e menor tempo de prateleira.
Continuar lendo...Ataca todas as partes da planta, causando queda de vigor e queda da produção. Além disso, as partes onde ocorre a sucção da seiva apresentam-se descoloridas. Provoca manchas, murchamento e queda das folhas e quando ocorre nos frutos, prejudica a qualidade dos mesmo que perdem o seu valor comercial.
Continuar lendo...
As lagartas vivem em laranjas verdes ou maduras. Os frutos afetados ainda verde ficam amarelados e caem. Em frutos maduros, obseva-se uma depressão de cor marrom escuro. Neste orifício de penetração da lagarta é possível observar secreções, que endurecem e ficam grudadas na casca do fruto.
Muitos citricultores confundem as lesões provocadas pelo bicho furão com aquelas decorrentes da ação de moscas das frutas. A diferença é a ocorrem de dessas secreção em forma de grânulos da polpa deteriorada (dejeções da lagarta do bicho furão). O local do fruto atacado pela mosca fica mole e apodrecido.
Continuar lendo...Devido à grande sucção de seiva as plantas ficam definhadas, podendo chegar à morte quando ataques são muito severos. Manchas na folhagem. Perda de folhas. Diminuição da taxa de crescimento. Folhas apresentam formas anormais e podem vir a murchar. Presença de 'melada' que favorece o aparecimento de fumagina, fungo prejudicial à fotossíntese da planta.
Continuar lendo...Insetos são encontrados na face inferior das folhas. Devido a alimentação do tripes, as folhas apresentam manchas amarelas e cloróticas que se tornam marrons posteriormente. Ataque severo pode provocar queda das folhas. Pode atacar frutos no ínicio do desenvolvimento, deixando os murchos, secos e com as amêndoas reduzidas.
Continuar lendo...
Plantas atacadas não desenvolvem-se adequadamente devido a grande sucção seiva pela praga. As folhas podem apresentar enfezamento, murcha e deformação. A secreção liberada pelas cochonilhas durante a alimentação favorece o aparecimento de fumagina que ao cobrir as folhas, diminui a taxa fotossintética.
Continuar lendo...As lagartas atacam as folhas, destruindo o limbo foliar. Quando jovens raspando-as as folhas ocasionando pequenas manchas claras; à medida que crescem, destroem completamente as folhas, podendo danificar até as hastes mais finas. Redução da produtividade.
Continuar lendo...