Compilação de fichas da ManejeBem publicadas em 2017. Os sinais abaixo ajudam a orientar a observação, mas a identificação da praga e a decisão de manejo dependem de avaliação no campo.
Pragas da macieira e sinais de ocorrência
Cochonilha-escama-marisco
Agente informado na ficha original: Lepidosaphes ulmi, Mytilococcus ulmi
Observa-se incrustações em brotações, ramos e frutos. Pode provocar rachaduras no tronco e consequentemente seca das brotações e ramos.
Crédito da ficha original: Juliane M. Lemos Blainski.
Pulgão lanígero
Agente informado na ficha original: Eriosoma lanigerum
Os pulgões lanígero apresentam coloração carmim e são envoltos por uma camada de ¨l㨠branca. Sugam a seiva e estimulam a formação de nódulos ou rugosidades (resultado de toxinas liberadas pela praga). Causam o rompimento da casca que favorece o ataque de outras pragas e doenças na planta. Na raiz, a praga induz a formação de galhas. Nas infestações severas são observados danos próximos aos frutos.
Crédito da ficha original: Fitocon.
Cochonilha escama vírgula
Agente informado na ficha original: Lepidosaphes beckii
Essa praga se alimenta de grande quantidade de seiva, deixando a planta muito debilitada. Ataca tronco, ramos, folhas e frutos. Nas folhas causam manchas cloróticas (amareladas) em redor dos locais de alimentação, além de queda prematura. Normalmente está associada ao aparecimento de fumagina, o que prejudica a planta ainda mais por impedir a fotossíntese. Nos frutos observa-se igualmente manchas cloróticas de cor verde, mesmo após os frutos mudarem de cor. Redução do tamanho dos frutos e enfraquecimento geral da árvore, particularmente quando as infestações são intensas.
Crédito da ficha original: Juliane M. Lemos Blainski.
Pulgão verde da macieira
Agente informado na ficha original: Aphis pomi
Tipo de sintoma: Deformação
Encarquilhamento das folhas e deformação dos brotos, provocando um atraso no desevolvimento da planta.
Crédito da ficha original: Caroline Luiz Pimenta.
Cydia
Agente informado na ficha original: Cydia pomonella
Tipo de sintoma: Perfurações nos frutos
Os ovos são depositados pelo inseto atulto nas folhas ou frutos. As larvas procuram um lugar por onde entrar no fruto. Elas penetram, provocam danos na polpa e ficam junto às sementes.
Crédito da ficha original: Caroline Luiz Pimenta.



