A união de pessoas e grupos existe desde os primórdios dos tempos, seja para formar comunidades ou cultivar lavouras.
O cooperativismo tem como base a colaboração entre pessoas, grupos e entidades a fim de atingir o progresso social através do auxílio mútuo, somando esforços e garantindo sobrevivência, superação e alcance de objetivos.
Agora que você já entende os fundamentos e vantagens do cooperativismo, vamos entender as etapas para a iniciação de cooperativas.Continuar lendo... Cancelar Salvar
Era utilizado pelos astecas como moeda, provocou discussão entre religiosos sobre suas propriedades afrodisíacas e, por muito tempo, foi consumido como bebida exclusiva das cortes européias.
Considerado como alimento dos deuses, é do cacaueiro que se extrai a matéria-prima de um produto de excelência: o chocolate.
A produção de cacau brasileira vem se recuperando e está com novas perspectivas com a reinvenção da cadeia produtiva e gerando transformação social.
O desenvolvimento sustentável da cacauicultura vêm superando os desafios e trazendo renda para o pequeno agricultor. Para entender melhor a agroindústria e os setores da cacauicultura, clique aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar
Um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira, como o café e o arroz. Supre a nossa alimentação e gera emprego e renda para a população.
O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo e continua crescendo. O leite é um alimento de valor nutritiva com concentração de cálcio.
O agronegócio do leite é destaque na economia brasileira, onde a união da iniciativa privada com o governo impulsionará a cadeia produtiva, promovendo o consumo de leite e derivados. Quer entender mais da cadeia do leite? Clica aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar
Estimulante, analgésico, antitérmico e afrodisíaco. Essas são algumas propriedades do guaraná. Com um mercado crescente e que aumenta sua demanda anualmente.
A guaranaicultura é tradicional regionalmente, mas vêm chamando a atenção pelas perspectivas de mercado e propriedades.
A antracnose e a adoção de tecnologias adequadas são os maiores empecilhos para o aumento da produtividade. Quer saber mais sobre o guaraná? Clica aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar
Guaraná seria o fruto parecido com os olhos de Curumin, filho falecido de um casal indígena que teve suas preces atendidas por Tupã.
O Brasil é o único produtor comercial de guaraná no mundo. Onde há destaque para a região do norte do Brasil: Amapá, Tocantins, Amazonas, sul da Bahia e norte do Mato Grosso, regiões que possuem condições ideais de cultivo. A cidade de Maués é a que mais produz guaraná.
Além da produção, é uma cultura entranhada e tradicional na região. Sendo uma herança familiar e sucessional, passada de avós para pais e filhos, em famílias indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
É o símbolo do estado do Amazonas, tendo um futuro promissor com o cultivo e desenvolvimento regional, baseado na economia de subsistência, utilizada pelos indígenas antes da chegada dos portugueses. Quer saber mais? Clica aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar
A implementação e planejamento da agroindústria de café necessita de segurança e conhecimento técnico e possui como objetivo valorizar o café de certa região.
Agroindústrias participam em diversos setores da economia e atuam em operações de segmento produtivo, incluindo a oferta de insumos, processamento, comercialização e consumo.
Independente do tipo e setor da agroindústria, a matéria prima, ou seja, o produto agrícola deve ser produzido com técnicas de manejo que visem qualidade e produtividade, junto da sustentabilidade ambiental. Quer saber mais sobre a agroindústria cafeeira? Clica aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar
Agroindústrias são industrias que utilizam matéria prima de origem agrícola.
Independem do tamanho da empresa ou escala da produção, utilizando tanto processos simples quanto complexos.
As atividades podem ser desenvolvidas em casa ou fábricas de grande escala. Também não se limitam a áreas rurais, locais de origem da matéria prima utilizada; podem ser encontradas em áreas urbanas ou suburnas. Quer saber mais sobre agroindústria? Clica aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar
Gestão de custos é feita através de planejamento e controlando o orçamento de um projeto ou empresa.
Sem uma gestão decente é impossível saber se o projeto está alcançando o objetivo ou se está no caminho errado e gerando gastos excessivos.
Lembrando que a gestão de custos se divide em 4 partes: planejamento, estimativa, orçamento e controle. Que são utilizadas durante todo o cronograma do projeto, do início ao fim.
A gestão acaba sendo um reflexo do grupo em si, se há trabalho em equipe, observação, participação e comunicação, existe gestão. Quer saber mais? Confere a parte 2 do artigo clicando aqui!Continuar lendo... Cancelar Salvar
A Gestão de Custos é feita através de planejamento e controlando o orçamento de um projeto ou empresa.
A maioria dos empreendimentos falha devido a seus projetos ultrapassarem o orçamento inicial, o que impacta nos seus limites determinados, mas também impede de iniciar futuros projetos.
A gestão de custos inclui atividades de planejamento, estimação, orçamentar, quantificar, financiar, etc. E é incorporado durante todo o cronograma do projeto, do início ao fim.
Entendendo a gestão de custos e quão eficaz essa ferramenta é benéfico para que a organização e o projeto prossigam de forma adequada.
Quais são as necessidades para se obter sucesso e alcançar as expectativas do seu projeto?Continuar lendo... Cancelar Salvar
A Agricultura varia de região para região e conforme as regiões, mudam os agricultores. Cada um possui sua própria realidade e estas diferem entre si.
Como fazer para compreender e então desenvolver essas características únicas, possivelmente solucionando necessidades locais?
A Extensão Rural é um serviço essencial para o desenvolvimento da Agricultura. Baseada no tripé da pesquisa, extensão e educação, a extensão, através de agentes, alcança agricultores, busca entender sua realidade, compartilha informações, coleta dados para desenvolver um trabalho ou projeto adequado para o local e possivelmente, região. Quer entender melhor sobre extensão rural? Então clica!
Continuar lendo... Cancelar Salvar