Você sabe como a integração entre social, econômico e ambiental pode desenvolver um sistema de agricultura sustentável?Continuar lendo... Cancelar Salvar
O que dizer sobre o trabalho de cooperativas agropecuárias na organização e apoio aos pequeno e médios produtores? Cumprem um trabalho importante de apoiar os cooperados para viabilizar suas atividades seja na comercialização, armazenamento, processamento da matéria-prima e também pode ter um papel fundamental no auxílio técnico durante a produção.Continuar lendo... Cancelar Salvar
Saiba qual a importância econômica da agricultura familiar na produção de café e alternativas que reduzem os riscos econômicos dela.
Continuar lendo... Cancelar Salvar
Já pensou se o investimento em empresas em fase inicial que desenvolvem tecnologia para o agronegócio, as chamadas AgTechs, tivesse foco em desenvolver serviços e tecnologias para o pequeno produtor?
Continuar lendo... Cancelar Salvar
O solo é um organismo vivo e precisa de cuidados para que assim se mantenha ! Nele há intensa atividade da microfauna ( bactérias, etc ) e macrofauna (minhocas, besouros, formigas), que são responsáveis pela ciclagem de nutrientes, decomposição de matéria orgânica, manutenção de aspectos físicos, como aeração entre outros.
Mas para a sobrevivência desses seres vivos é preciso conservar o solo, segundo a FAO 33 % dos solos do mundo estão degradados e o principal motivo é a erosão.
A erosão ocorre geralmente quando chove e o solo desprotegido é carregado com ela, nesse processo perde-se a camada mais fértil do solo.
Para conservação do solo recomendamos as seguintes técnicas:
minimizar o revolvimento do solo, para isso fazer plantio direto ou preparo mínimo;
cobrir o solo com palhada ou adubos verdes;
utilizar os sistemas mecânicas, como o terraço e o plantio em nível;
fazer manejo equilibrado da irrigação;
fazer rotação de culturas;
Aqui em nosso site temos diversas informações sobre essas técnicas, acesse.
Conservar os solos e recuperar áreas degradadas é garantia de água potável e segurança alimentar para o Planeta ! Continuar lendo... Cancelar Salvar