banner_1100x284

Controle alternativo: fungos, bactérias e pragas — calda de ervas

PUBLICIDADE

Controle alternativo: fungos, bactérias e pragas — calda de ervas: práticas do acervo da ManejeBem para revisão técnica.

Receitas e métodos descritos no acervo histórico

Práticas descritas no texto original

Calda de ervas

Ingredientes:

120 g de camomila (Matricaria chamomilla);

400 g de arruda (Ruta graveolens);

40 folhas de louro (Laurus nobilis);

16 pimentas malaguetas (Capsicum frutescens);

16 dentes de alho (Allium sativum);

240 g de ramos de crisântemo (Chrysanthemum sp.) com folhas e flores.

Modo de preparo:

Triture bem todo o material vegetal e acrescente 4 L de álcool. Tampe bem o recipiente e deixe curtindo por 12 horas.

Aplicação:

Antes da aplicação sobre as plantas, coe o extrato e dilua em 40 litros de água. Repita a pulverização a cada 7 dias.

Precauções:

Deixe de aplicar a calda 15 dias antes da colheita.

Observações:

Se você é agricultor orgânico certificado, antes de aplicar qualquer tipo de calda, extrato ou produto, consulte a sua certificadora.

Esta receita também possui ação inseticida.

Cuidados e observações

Palavra-chave: Doenças; Pragas; Doença vegetal; Doença de Plantas; Fungo; Fungos; Bactéria; Bactérias; Bacteriose; Insetos; Pragas; Praga; Inseto; Receitas alternativas; Receitas Naturais; Controle de pragas; Controle Alternativo.

Picture of Caroline Luiz Pimenta

Caroline Luiz Pimenta

COO e cofundadora - Agronomia - Doutora em Ciências

Agrônoma, mestre e doutora em Ciências pelo programa de Recursos Genéticos Vegetais da UFSC, com pesquisa em controle alternativo de doenças de plantas no Laboratório de Fitopatologia da universidade. Cursa pós-graduação em Liderança e Inovação na FGV. Trabalha na propagação de manejos sustentáveis e na transferência de tecnologia para a agricultura familiar.

banner_1100_419

ANUNCIE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *