Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

Uso da cama de aviário para adubar o solo

A produção orgânica vêm crescendo ao longo dos últimos anos, no entanto, ainda há alguns gargalos como a nutrição e adubação das culturas. Nesse sentido, os sistemas de produção agropecuários geram resíduos orgânicos que podem ser utilizados como fonte de adubação de plantas, sobretudo como fonte de nitrogênio.

Alguns benefícios do uso da adubação orgânica no solo: Melhorias nas propriedades físicas do solo e no fornecimento de nutrientes, aumento nos níveis de  matéria orgânica, melhoria na infiltração da água e aumento na capacidade de troca de cátions.Além disso, é possível observar grande atividade de minhocas nativas, responsável por melhorar a qualidade física, biológica e da fertilidade do solo, principalmente pela manutenção e aumento da matéria orgânica do solo.


 


Além da adubação verde (Saiba mais no link: http://www.manejebem.com.br/publicacao/novidades/adubacao-verde-vantagens-para-agricultura-organica), outras fontes de adubo orgânico são  resíduos de culturas, estercos, compostos, entre outros.  A escolha do adubo a ser utilizado está em função de sua disponibilidade, variando entre as regiões e a cultura nas quais se fará seu emprego.


 


Um resíduo muito utilizado vem da criação intensiva de aves, a cama de aviário. Uma ótima opçao por ser rico em nutrientes e estar disponíveis a um baixo custo, utilizado na adubação das culturas agrícolas. Além de  minimizar os riscos de poluição ambiental, seu uso reflete diretamente na redução dos custos de produção dentro da propriedade. 


 


No cultivo do milho, alguns estudos comprovam que a adubação orgânica tem proporcionado produção de grãos igual ou superior aos da adubação química equivalente. Em um estudo com pastagens, verificou-se que há efeito residual da cama de aviário aplicada na pastagem durante o inverno sobre a cultura do milho em sucessão no verão. A adubação com cama de aviário no milho apresenta viabilidade técnica por proporcionar aumento na produtividade da cultura, logo, a cama de aviário pode ser uma alternativa de adubação orgânica para a cultura do milho em sistema de integração lavoura-pecuária.


 


A cama de aviário é composta por material com a função, entre outras, de absorver umidade. Composta principalmente de maravalha, casca de arroz, sabugo de milho, capins e serragens. Contém fezes, urina, restos de ração, penas e outros materiais em pequena quantidade.


 


É importante verificar algumas informações antes de utilizar a cama de aviário como insumo para adubação, são elas:


 


- Análise do solo que receberá o adubo;
- Análise da cama; 
- Recomendação de adubação da cultura vegetal.


Deve-se retirar a cama com o objetivo realizar limpeza das instalações. O material pode ser  utilizado, após a fermentação, como adubo na propriedade. É proibida a utilização de cama de aviário na alimentação animal.


 


 


Fonte:


 


http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/viewFile/10866/13054


 


https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/67877/1/CUsersPiazzonDocumentsProntosCNPSA-DOCUMENTOS-16-CAMA-DE-AVIARIO-MATERIAIS-REUTILIZACAO-USO-COMO-ALIMENTO-E-FERTILIZANTE-FL-12.pdf


 


http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gpac/pages/arquivos/Producao%20Agroecologica%20de%20frango1.pdf

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5