Fitocon- Gisele

Plantão

agronômico

gratuito

Clique aqui

Crédito rural : suas modalidades, finalidades e mudanças em relação ao anterior

Confira as modalidades, finalidades e mudanças do crédito rural, algum programa possivelmente atenderá suas necessidades


O crédito rural pode ser utilizado em diferentes finalidades, que são elas para custeio do ciclo produtivo, investimentos em bens e serviços, comercialização e industrialização de produtos na propiedade. 
Cada finalidade de uso pode ser obtida via modalidade corrente, educativa ou especial, abaixo seguem as descrições de cada uma :

Quais as especificações de cada modalidade ?

modalidade educativa: nesta há o fornecimento do financiamento e juntamente com ele a assistência técnica,que pode ser para elaboração de projeto ou orientação ao agricultor.
Modalidade corrente:  Nela não há fornecimento de assistência técnica, somente o financiamento.
Modalidade especial : é destinada para cooperativas de produtores rurais ou programas de colonização e reforma agrária.

E quais as especificações para cada finalidades de uso ?


Custeio agrícola: cobre as despesas do plantio até a colheita.
Crédito para Industrialização: Visa a agregação de valor dos produtos agropecuários a partir da  industrialização dos mesmo.
Crédito de comercialização:  viabiliza a comercialização dos produtos no mercado, cobrindo as despesas próprias dessa fase.
Crédito de investimento: serve para aquisição de bens ou serviços duradouros, como a construção de benfeitorias ou aquisição de trator.

Para cada finalidade de uso há vários programas, cada um com suas regras e particularidades, basta o agricultor ver qual se encaixa na sua realidade. Por exemplo há o pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) que é destinado ao pequeno agricultor e o médio produtor deve acessar o Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural).

Veja nas tabela abaixo as taxas de juros, entre outras informações, dos programas de crédito para as finalidades de uso de custeio, comercialização e investimento.


Tabela : Programas de crédito nas finalidades de custeio e comercialização, seus prazos de pagamento e taxas de juros safra 2019/2020 Fonte :  MAPA/SPA/DFI


Tabela : Programas de crédito para finalidade investimento e seus limites de crédito, prazos, carência e taxas de juros.
 Fonte :  MAPA/SPA/DFI


E quais foram as mudanças em relação ao crédito rural do ano anterior ?


Foram disponibilizados  R$ 500 milhões para construção ou reforma das moradias rurais


Este  plano safra atende pequenos, médios e grandes agricultores.


Condições diferenciadas para pequenos e médios agricultores.


O aumento de verbas para o Pronaf foi de 21%, já para o Pronamp foi de  32%.


Para saber como obter o crédito rural clique aqui


 



 Fontes : 


http://www.agricultura.gov.br/assuntos/politica-agricola/credito-rural


https://tecnologianocampo.com.br/credito-rural/


https://blog.aegro.com.br/credito-rural/


Fotos  MAPA/SPA/DFI apud http://www.agricultura.gov.br/plano-safra/doc/copy2_of_folderweb.pdf


https://www.flickr.com/photos/palladino/3902257478/in/photolist-uUdJsr-uBsMqx-FMVd15-FMVa3w-G7borZ-2htF7Ce-2htE6HK-hAhbRm-6WQ6cm-qVYNLM-oBZcL4-focPgb-TpF81S-TpF4W5-uTderC-a8bqWJ-TzTkT5-27T4tCG-Ts5oak-bud4Jx-fRRZKE-Qbk76v-zytvSa-E1vwgn-2fo5uZt-wofGBd-wfAjVq-22tkEvg-HHwqYE-TDuJdg-NPe8dE-NqxVHP-QbjAGF-bweZer-wimFew-29fE8z5-w2oTiS-a8bLcG-ZBt4UK-23Xyg6x-EkCHr5-bAzhaP-2aWWosD-XuYgpF-Nv7eny-NnZPYj-29fE9FU-29fE7VQ-ifakuM-2gF1o48


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5