Como fazer casca de arroz carbonizada?
As cascas de arroz carbonizadas são consideradas um bom substrato para germinação de sementes e enraizamento de estacas por apresentar características que permitem boa drenagem (leve e porosa), por ser fonte de nutrientes e ainda livre de patógenos devido a esterilização com a carbonização (veja mais características e dicas de uso em Beneficios-da-casca-de-arroz-para-a-producao-organica-de-alimentos) .
Para obter as cascas de arroz carbonizada pode-se fazer de duas formas.
- Quando em pouca quantidade, faça o processo em forno doméstico!
Para isso, você irá precisar somente de uma forma de bolo e as cascas de arroz. Deixe as cascas de arroz no forno por cerca de 1 hora a 180 oC. Quando as cascas estiverem bem escurecidas já está pronto. Espere esfriar completamente para utilizar ou armazenar.
- Para volume maior de cascas de arroz, deve-se construir um "carbonizador".
O carbonizador é composto de um cilindro carbonizador, uma base de encaixe e uma chaminé. Esse cilindro pode ser feito a partir de lata de tinta usada (3,5 ou 18 litros) ou tonel de latão (200 litros). O tamanho do carbonizador vai depender do volume de cascas a ser utilizada. Escolha um local plano, limpo, próximo à fonte de água e siga as seguintes etapas :
Materiais necessários para construção do carbonizador (3,5 litros)
Uma lata de 3,5 lts de tinta usada;
Um abridor de latas;
Um prego 17 X 21 e martelo ou furadeira elétrica com broca de +ou- 3,5 mm polegadas;
Um cano de 15 cm de diâmetros e aproximadamente 1,20 mts de comprimento (pode ser um cano de antena parabólica) que será usado como chaminé.
Confecção do carbonizador: Usando o abridor de latas, retire a borda da lata onde a tampa se apóia. Faça um furo no fundo da lata do diâmetro interno do cano da chaminé. Com auxílio do prego, ou da furadeira, faça centenas de furos na lateral da lata, deixando de 1 a 2 cm de distancia entre eles. Quanto mais furos, mais rápida será a carbonização.
Material necessário para carbonizar a casca de arroz
Palha, madeira, estopa e outros materiais para queimar;
Querosene e fósforo;
De 1 a 3 sacos de casca de arroz;
Uma pá;
Carbonizador construído acima;
Procedimento para carbonização das cascas de arroz
Encher o carbonizador com o material a ser queimado (madeira, palha, etc...);
Embeba a estopa em um pouco de querosene, coloque fogo na estopa e coloque o carbonizador sobre ela;
Coloque a chaminé sobre o carbonizador;
Despeje o saco de casca de arroz sobre o carbonizador. É muito importante que toda o carbonizador seja coberta pela palha, não deixando nenhuma fresta. As cascas de arroz dispostas no carbonizador deve ficar em formato de cone.
Após uns 20 minutos a casca começa a ficar preta, indicando que a carbonização está ocorrendo corretamente. Com o tempo, a casca queimada começa a perder densidade e o monte começa a se desfazer, deixando o carbonizador exposto. Nessa hora, com auxílio da pá, jogue a casca da base do monte sobre o carbonizado para cobri-lo totalmente novamente. Se o carbonizador não estiver totalmente coberto com a casca de arroz você terá somente cinza.
Observações:
Quando toda a casca estiver carbonizada, remova com a pá o material carbonizado do carbonizador e espalhe em uma fina cada para que esfrie ou umedeça para garantir que não há risco de combustão. Depois de fria, as cascas de arroz carbonizados podem ser usada ou estocada.
A quantidade de casca de arroz que se transforma em cinza é rica em sílica, por isso, para evitar problemas pulmonares, use uma máscara para manipular o produto após carbonização;
Muito cuidado com a chaminé e o carbonizador, durante e depois do processo, pois eles ficam muito quentes e pode provocar queimaduras ao mais simples contato;
Para carbonizar de 4 a 30 sacos, use uma lata de 18 lts e uma chaminé de 1,80 a 2 mts de altura. O esquema para construção do carbonizador de 18 lts é o mesmo do de 3,5 lts;
O mesmo processo usado para casca de arroz pode ser usado para carbonizar outros materiais como sabugo de milho, bagaço de cana, entre outros.
Ficou com alguma dúvida? Consulte nosso chat do plantão agronômico! Acesse o chat para saber como contratar a assessoria e faça o acompanhamento diário do seu cultivo com técnicos especializados no manejo sustentável de hortas e lavouras!
Fonte:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/29498/1/BPD66.pdf
http://mungoverde.blogspot.com.br/2009/10/casca-de-arroz-carbonizada.html
http://www.cultivodeflores.com.br/casca_de_arroz.htm
Imagens ilustrativas - KÄMPF, A.N. Produção comercial de Plantas Ornamentais. Guaíba:Agropecuária, 2000. 254p. p.64-65.
Quem somos?
A Manejebem é uma empresa de base tecnológica que gera inteligência para o desenvolvimento de comunidades rurais familiares. As nossas soluções ajudam a estruturar a cadeia produtiva agrícola, através da promoção da inteligência para a tomada de decisão no campo e da geração de produtos rentáveis com responsabilidade social, sendo o único que coleta dados sócio-agroambientais de forma confiável, segura e atualizada da agricultura familiar.
Atualmente a ManejeBem possui 2 grandes projetos:
Comunidade ManejeBem: A rede social GRATUITA, com plantão agronômico GRATUITO e desenvolvida exclusivamente para agricultores e técnicos. CLIQUE AQUI e cadastre-se.
ManejeApp: Aplicativo que gera inteligência para a melhoria da produção agrícola. CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre esta tecnologia.
Palavras-chave: Agricultura familiar; tecnologia para agricultura familiar; desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; agricultura familiar no Brasil; tecnologia na agricultura; tecnologia agrícola; agricultura familiar e orgânica; agricultura orgânica no Brasil; produção orgânica; produção orgânica no Brasil; produção sustentável e orgânica; tecnologia para agricultura orgânica; produção familiar; agricultura familiar no mundo.