Calendário Biodinâmico parte 1

Desenvolvido por agricultores e pesquisadores, mais especificamente a alemã Maria Thun, é um calendário que divide o ano para trabalhos agrícolas. As divisões são baseadas no movimento da Lua, planetas e constelações. O ciclo da Lua dura 28 dias e sua passagem é através das doze regiões do zodíaco. Confira aqui como entender e utilizar o calendário!

Em teoria, as plantas recebem estímulos diretamente no desenvolvimento das raízes, folhas, caules e frutos. Para compreender melhor, estude o calendário lunar, fases da lua, posição deste satélite e a influência de signos e constelações. 


Cada fase da Lua exerce uma força gravitacional diferente na Terra, consequentemente provoca uma movimentação distinta da água e seiva das plantas. 


A Lua nova possui força mínima e a Lua cheia força máxima.


 


Lua Nova - Preparo do solo: a seiva se concentra nos ramos e caules. A água é atraída para a terra e raízes. Evita-se o plantio e recomenda-se manutenação de jardins, canteiros e preparo de terra.


Lua Crescente - Fase dos ramos e folhas: seiva concentrada no caule, ramos e folhas. Período de enxertia, plantio, semeadura e tudo que se desenvolve acima do solo.


Lua Cheia - Fase dos frutos: água do solo é atraída para a parte superior da planta, juntamente com a seiva. Período de colheita. Vegetais que nascem são mais resistentes à seca.


Lua Minguante - Fase das raízes e tubérculos: água e seiva começam a se concentrar na parte inferior da planta. Período de germinação de sementes, desenvolvimento de raízes e tubérculos.


 


Plantio


Nova: coentro, espinafre, cebolinha e alface.


Crescente: tomate, feijão, abóbora, pimenta-do-reino


Cheia: brócolis, couve-flor, repolho, alface


Minguante: rabanete, nabo, morango, uva, cenoura


 


Colheita


Nova: gramíneas e leguminosas


Crescente: temperos, folhosas, verduras


Cheia: solanáceas como pimentas e tomates, frutas e infrutescências (abacaxi)


Minguante: tubérculos e raízes de reserva (mandioca)


 


Além das fases da Lua, o posicionamento dela possui influência sobre a terra. A Lua pode ser bem próxima ou afastada da Terra, chamamos isto de movimentação de ascendente ou descendente.


Por 14 dias a Lua ascende (sobe) e por 14 dias ela descende (desce). As forças gravitacionais são mais fortes no momento de ascensão.


 


Período ascedente: frutos em quantidade, nutritivos e doces, com maior teor de água, ou seja, baixo tempo de prateleira.


Ascendente + crescente: podas, enxertos, compostar, semear milho e girassol.


 


Período descendente: desenvolvimento de raízes e tubérculos. Semeadura o que cresce abaixo do solo.


Descendente + crescente: Transplante de solanáceas.


Descendente + minguante: transplante de flores, colheita de tubérculos.


 


CLIQUE AQUI e veja o conteúdo completo sobre o Calendário Biodinâmico


FICOU COM DÚVIDAS? QUER APRENDER MAIS?


ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS AGRÔNOMOS



CLIQUE AQUI


 


 

* Clique na foto para ver a imagem ampliada

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5