[Controle Químico Alternativo] - Fungos e bactérias - Calda Bordalesa

Lista de culturas: Alho, Batata, Café, Alface, Couve, Abobrinha, Beterraba, Cebola, Citrus

Como controlar fungos e bactérias em abobrinha, alface; alho; batata; beterraba; café; cebola; citros; couve; repolho; maçã; manga; maracujá; morango; pepino; pêra; tomate; uva. 

 


Calda Bordalesa
 


Ingredientes:


100 g de sulfato de cobre;


100 g de cal virgem;


20 litros de água.


Modo de preparo:


Em um recipiente, dissolva 100 g de sulfato de cobre em 10 litros de água. A dissolução pode ser facilitada utilizando um pouco de água quente ou deixando o sulfato, por 24 horas, em um saquinho suspenso, bem próximo da água.Em outro vasilhame, misturar a cal virgem com água. Para tanto, coloque 5 litros de água, vagarosamente, sobre os 100 g de cal virgem, até obter uma pasta consistente. Posteriormente, adicione mais 5 litros de água para a obtenção do “leite de cal”. Coloque o sulfato de cobre junto com o leite de cal e misturebem.


Sempre coloque o sulfato sobre a cal e nunca o contrário. Para medir a acidez, pegue uma faca de aço (não inox) e mergulhe a parte da lâmina durante 3 minutos nessa mistura. Não escurecendo, a calda estará pronta. Caso contrário, adicione mais cal virgem. Quando pronta, tem validade de três dias, devendo para isso colocar uma colher de açúcar antes de pulverizar.


Aplicação:


A calda bordalesa deve ser aplicada no início da doença e sempre no final do dia. No verão, em plantas novas, deve ser usada a metade da quantidade de sulfato de cobre e de cal virgem para o mesmo volume de água, ou seja, em concentração 50% menor.


Precauções:


Não pulverizar entre as 10 horas da manhã e 14 horas da tarde; Respeitar o período de 7 a 30 dias entre uma aplicação e outra. Em tomate aplique somente quando as plantas tiverem 4 folhas e em batata somente 20 dias após a germinação.


Observação:


Para preparo da calda com concentrações adequadas para cada cultura e doença, verifique a tabela anexada.


Se você é agricultor orgânico certificado, antes de aplicar qualquer tipo de calda, extrato ou produto, consulte a sua certificadora.


Referências:


MOTTA, I. S. Calda bordalesa utilidades e preparos. https://www.embrapa.br


UNESP. Controle fitossanitário com produtos alternativos. www.fca.unesp.br

Cadastrar/Editar Manejo/Produto

* palavras chaves separadas por vírgula. máx. 5